segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

COMO FAZER PLANEJAMENTO PERSONALIZADO NO WORD #CorujinhaTeacher

QUE TAL CRIAR AQUELE BELO PLANEJAMENTO SEMANAL TODO PERSONALIZADO!?







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domingo, 20 de janeiro de 2019

Como fazer um barquinho de papel passo a passo

Como fazer um barquinho de papel passo a passo


Vamos aprender a fazer um barquinho de papel e aproveitar para realizar uma atividade divertidíssima para começarmos a aprender o nome de nossos alunos...
Para saber como fazer um barquinho de papel só precisa de um papel A4 e seguir atentamente os próximos passos.
Vai precisar de:

Passos a seguir:
1
Pegue no papel A4.

2
Dobre ao meio.
3
Baixe as pontas de cima até ao centro do papel como se mostra na fotografia.


4
Levante a aba de baixo. Dê a volta ao papel e faça o mesmo do outro lado.

5
Dobre as pontas para baixo. Gire a folha e faça o mesmo com as outras duas pontas. Veja a imagem.

6
Coloque os dedos por dentro para formar uma concavidade.

7
Dobre como se mostra na fotografia.

8
Levante a ponta de baixo até tocar na parte de cima.
9
Rode a folha e faça o mesmo com a outra ponta.

10
Coloque os dedos na concavidade e dobre para formar um losango, tal como se mostra na imagem.


11
Pegue o papel pelas duas pontas de cima e abra até que saia o barco.

12
E já conseguiu fazer o seu barquinho de papel, agora só falta pô-lo na água!


  • Quando o barco estiver terminado, dê-lhe forma na parte de baixo para que possa flutuar na água..

FICOU COM DÚVIDAS!? ASSISTAM O VÍDEO!!!

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Dinâmicas para o 1º dia de Aula

5 DINÂMICAS EXCELENTES PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA

O primeiro dia de aula é sempre assustador e cheio de expectativas tanto para o aluno como para o professor!


Para que este início seja divertido e descontraído, segue abaixo 5 dicas de dinâmicas que podem ser realizadas neste momento.

  • Quem é meu professor?
  • Eu sou… e você, quem é?
  • Conhecendo e aprendendo
  • Tudo sobre mim
  • Procurando um coração

1. QUEM É MEU PROFESSOR?


  Imagem relacionada


Objetivos:  Apresentar-se para os alunos e conhece-los também, levando-os a interagir com o grupo.
Material: Papel e caneta
Procedimento:
Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor.
Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres. 
Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo.
Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem.
Cada grupo fará suas perguntas e você deverá respondê-las. 
Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção.
Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário.
Obs: Essa dinâmica é para quando os alunos se conhece e somente o professor é novato.
Como o professor não conhece os alunos ele pode entrevistá-los também.
Tempo de duração: 20 a 30 minutos
Faixa etária: a partir de 8 anos

2. EU SOU… E VOCÊ, QUEM É?

Resultado de imagem para crianças escola desenho

Objetivos: Conhecer o grupo e promover a interação e a socialização de todos.
Material: nenhum
Procedimento:
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas.
Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar.
O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: “Eu sou Luis, e você, quem é?” “Eu sou Aline, e você, quem é?” “Eu sou Luana, e você quem é?”
A dinâmica de integração pode ser feita com o grupo de alunos ou estudantes sentados sem a roda girar.
Tempo de duração: 10 a 15 minutos
Faixa etária: todas as idades

3. CONHECENDO E APRENDENDO


Objetivo: promover a integração entre os alunos e professor, fortalece a comunicação e o relacionamento interpessoal dos estudantes.
Materiais: Um objeto pequeno, podendo ser uma bola por exemplo.
Procedimento: Formar um círculo.
Explicar aos alunos que será dada uma oportunidade para que aprendam mais uns dos outros.
Quem estiver com a bola deve passá-la a outra pessoa que deverá dizer seu nome e revelar algo diferente sobre si, ou um defeito, ou qualidade (sou preguiçoso, sou organizada, ou tenho um cachorro, uso lente de contato, etc.).
Quando todos tiverem falado, explicar que na segunda rodada eles terão que passar a bola a alguém e dizer o nome da pessoa e o que ela disse na rodada anterior.
Dicas: Observar quais alunos estão prestando atenção e conseguem lembrar das informações que seu colega falou. Caso algum tenha dificuldade, pedir que os outros alunos o ajude.
Reflexão:
Apontar a importância de saber ouvir, que muitas vezes estamos muito preocupados com o que vamos dizer, que esquecemos de prestar atenção no que nos é dito.
Tempo de duração: 15 a 20 minutos
Faixa etária: todas as idades

4. TUDO SOBRE MIM

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Objetivo: levar os alunos a se conhecerem melhor.
Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:
Meu nome é:
O que eu mais gosto de fazer?
O que menos gosto de fazer?
Uma qualidade minha é:
Um defeito meu é:
Qual profissão desejo exercer:
Procedimento:
Para realizar essa dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor deve reunir todos os alunos ou participantes num círculo, o movimento de cadeiras e ajuste do círculo iniciará o entrosamento dos participantes.
Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário.
Os alunos e participantes terão 10 minutos para responder.
Depois dos 10 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.
Dicas
Promover um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar.
Observar se o participante tem um bom autoconhecimento, como reage as respostas de seus colegas.
Tempo de duração: 20 a 30 minutos
Faixa etária:  A partir de 10 anos

5. PROCURANDO UM CORAÇÃO

5 dinâmicas para os primeiros dias de aula


Objetivo: levar os alunos a se conhecerem melhor. Desenvolver o relacionamento interpessoal e a comunicação.
Material Necessário:
Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade (não pode ter partes iguais).
Procedimento:
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória.
Informar que ao ouvirem uma música (pode substituir por estipular o tempo) caminharão pela sala em busca de seu par.
Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem (caso não se conheçam perguntar o nome, idade, etc.), caso não se conheçam deverão apresentar o seu par para turma.
Reflexão:
Perguntar aos alunos:
Como se sentiram durante a atividade?
Foi possível conhecer um pouco mais os colegas?
Tiveram dificuldades de encontrar o seu par?
Explicar aos alunos que sozinhos somos incompletos, precisamos ter colegas, amigos, pessoas ao nosso lado. Para isso é importante respeitarmos os colegas, sermos companheiros e colaborarmos uns com os outros.
Tempo de duração: 15 a 20 minutos
Faixa etária: a partir de 6 anos

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Vamos juntos criar uma sociedade mais justa e demonstrar AMOR a esses seres tão pequenos que são o futuro do País!!!
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sábado, 19 de janeiro de 2019

A Importância da Afetividade na Educação Infantil: Professor Afetivo é Agente Transformador da Sociedade.


      Minha visão pessoal de vivência própria e embasada em bibliografia de diversos autores, é que a  afetividade na educação infantil é o ponto principal no processo de ensino x aprendizagem. O papel do professor é de agente transformador da sociedade, não podemos esquecer a necessidade de se resgatar valores e de agir de forma a envolver a criança em um mundo onde ela desenvolve sua identidade e autonomia, através do lúdico, do imaginário, do controle de suas emoções e acreditando no futuro. Devemos estar embasado no fato de que a criança inicia sua formação na família e traz consigo uma imensa bagagem de conhecimentos prévios e de forma de ver o mundo conforme a comunidade em que está inserida, e com esta bagagem ela chega a esta outra instituição de grande importância para a formação da criança que é a escola, e tudo que a mesma traz deve ser considerado importante e necessário para seu melhor desenvolvimento, pois através da troca desse afeto entre professor e alunos juntamente com suas experiências prévias de vivencias e educação familiar,é que podemos chegar em um significativo processo de ensino aprendizagem, portanto quando uma criança sente-se acolhida, segura e confiante em um ambiente, ela consegue expor seus sentimentos, o qual melhora a socialização entre as pessoas, e a curiosidade para aprender, além de despertar a motivação. Escolas de educação infantil, muitas com paredes “cinzas”, sem sonhos e perspectivas, com professores desmotivados, despreparados e uma decadência na educação e na sociedade atual geram o questionamento sobre a forma em que o trabalho tem sido desenvolvido.


                         Resultado de imagem para afeto professor aluno
Imagem do GOOGLE