Minha visão pessoal de vivência própria e embasada em bibliografia de diversos
autores, é que a afetividade na educação infantil é o ponto principal no processo de ensino x aprendizagem. O papel do professor é de agente transformador
da sociedade, não podemos esquecer a necessidade de se resgatar valores e de agir de
forma a envolver a criança em um mundo onde ela desenvolve sua identidade e
autonomia, através do lúdico, do imaginário, do controle de suas emoções e
acreditando no futuro. Devemos estar embasado no fato de que a criança inicia sua formação na
família e traz consigo uma imensa bagagem de conhecimentos prévios e de forma
de ver o mundo conforme a comunidade em que está inserida, e com esta bagagem
ela chega a esta outra instituição de grande importância para a formação da
criança que é a escola, e tudo que a mesma traz deve ser considerado importante
e necessário para seu melhor desenvolvimento, pois através da troca desse afeto
entre professor e alunos juntamente com suas experiências prévias de vivencias
e educação familiar,é que podemos chegar em um significativo processo de ensino
aprendizagem, portanto quando uma criança sente-se acolhida, segura e confiante
em um ambiente, ela consegue expor seus sentimentos, o qual melhora a
socialização entre as pessoas, e a curiosidade para aprender, além de despertar
a motivação. Escolas de educação infantil, muitas com paredes “cinzas”, sem
sonhos e perspectivas, com professores desmotivados, despreparados e uma decadência
na educação e na sociedade atual geram o questionamento sobre a forma em que o
trabalho tem sido desenvolvido.
Imagem do GOOGLE
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