domingo, 20 de janeiro de 2019

Dinâmicas para o 1º dia de Aula

5 DINÂMICAS EXCELENTES PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA

O primeiro dia de aula é sempre assustador e cheio de expectativas tanto para o aluno como para o professor!


Para que este início seja divertido e descontraído, segue abaixo 5 dicas de dinâmicas que podem ser realizadas neste momento.

  • Quem é meu professor?
  • Eu sou… e você, quem é?
  • Conhecendo e aprendendo
  • Tudo sobre mim
  • Procurando um coração

1. QUEM É MEU PROFESSOR?


  Imagem relacionada


Objetivos:  Apresentar-se para os alunos e conhece-los também, levando-os a interagir com o grupo.
Material: Papel e caneta
Procedimento:
Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor.
Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres. 
Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo.
Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem.
Cada grupo fará suas perguntas e você deverá respondê-las. 
Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção.
Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário.
Obs: Essa dinâmica é para quando os alunos se conhece e somente o professor é novato.
Como o professor não conhece os alunos ele pode entrevistá-los também.
Tempo de duração: 20 a 30 minutos
Faixa etária: a partir de 8 anos

2. EU SOU… E VOCÊ, QUEM É?

Resultado de imagem para crianças escola desenho

Objetivos: Conhecer o grupo e promover a interação e a socialização de todos.
Material: nenhum
Procedimento:
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas.
Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar.
O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: “Eu sou Luis, e você, quem é?” “Eu sou Aline, e você, quem é?” “Eu sou Luana, e você quem é?”
A dinâmica de integração pode ser feita com o grupo de alunos ou estudantes sentados sem a roda girar.
Tempo de duração: 10 a 15 minutos
Faixa etária: todas as idades

3. CONHECENDO E APRENDENDO


Objetivo: promover a integração entre os alunos e professor, fortalece a comunicação e o relacionamento interpessoal dos estudantes.
Materiais: Um objeto pequeno, podendo ser uma bola por exemplo.
Procedimento: Formar um círculo.
Explicar aos alunos que será dada uma oportunidade para que aprendam mais uns dos outros.
Quem estiver com a bola deve passá-la a outra pessoa que deverá dizer seu nome e revelar algo diferente sobre si, ou um defeito, ou qualidade (sou preguiçoso, sou organizada, ou tenho um cachorro, uso lente de contato, etc.).
Quando todos tiverem falado, explicar que na segunda rodada eles terão que passar a bola a alguém e dizer o nome da pessoa e o que ela disse na rodada anterior.
Dicas: Observar quais alunos estão prestando atenção e conseguem lembrar das informações que seu colega falou. Caso algum tenha dificuldade, pedir que os outros alunos o ajude.
Reflexão:
Apontar a importância de saber ouvir, que muitas vezes estamos muito preocupados com o que vamos dizer, que esquecemos de prestar atenção no que nos é dito.
Tempo de duração: 15 a 20 minutos
Faixa etária: todas as idades

4. TUDO SOBRE MIM

Resultado de imagem para crianças escola desenho


Objetivo: levar os alunos a se conhecerem melhor.
Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:
Meu nome é:
O que eu mais gosto de fazer?
O que menos gosto de fazer?
Uma qualidade minha é:
Um defeito meu é:
Qual profissão desejo exercer:
Procedimento:
Para realizar essa dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor deve reunir todos os alunos ou participantes num círculo, o movimento de cadeiras e ajuste do círculo iniciará o entrosamento dos participantes.
Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário.
Os alunos e participantes terão 10 minutos para responder.
Depois dos 10 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.
Dicas
Promover um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar.
Observar se o participante tem um bom autoconhecimento, como reage as respostas de seus colegas.
Tempo de duração: 20 a 30 minutos
Faixa etária:  A partir de 10 anos

5. PROCURANDO UM CORAÇÃO

5 dinâmicas para os primeiros dias de aula


Objetivo: levar os alunos a se conhecerem melhor. Desenvolver o relacionamento interpessoal e a comunicação.
Material Necessário:
Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade (não pode ter partes iguais).
Procedimento:
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória.
Informar que ao ouvirem uma música (pode substituir por estipular o tempo) caminharão pela sala em busca de seu par.
Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem (caso não se conheçam perguntar o nome, idade, etc.), caso não se conheçam deverão apresentar o seu par para turma.
Reflexão:
Perguntar aos alunos:
Como se sentiram durante a atividade?
Foi possível conhecer um pouco mais os colegas?
Tiveram dificuldades de encontrar o seu par?
Explicar aos alunos que sozinhos somos incompletos, precisamos ter colegas, amigos, pessoas ao nosso lado. Para isso é importante respeitarmos os colegas, sermos companheiros e colaborarmos uns com os outros.
Tempo de duração: 15 a 20 minutos
Faixa etária: a partir de 6 anos

Compartilhe esse artigo com seus amigos 
Vamos juntos criar uma sociedade mais justa e demonstrar AMOR a esses seres tão pequenos que são o futuro do País!!!
Não esqueça de deixar seu comentário aqui abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário